sábado, 18 de outubro de 2008

Pós-Impressionismo

O Pós-impressionismo
O Pós-Impressionismo foi um fenômeno francês que ocorreu entre 1880 a 1905. Esse estilo de arte tinha como características a expressão de emoções a partir da cor e da luz.
O Pós-Impressionismo se desenvolveu quando alguns artistas se sentiram insatisfeitos em relação aos impressionistas, por que desejavam que a arte fosse mais substancial, não somente dedicada a captar um momento passageiro. Os principais artistas a participarem deste momento histórico foram, na pintura Gauguin, Cézanne, Seurat, Van Gogh e Toulouse-Lautrec e, posteriormente , a escultura, por volta de 1885.

Artistas

PINTURA


Georges Seurat (1859 - 1891)
Georges-Pierre Seurat nasceu numa abastada família burguesa em Paris, e estudou na Escola de Belas Artes, para onde entrou em 1878. O seu trabalho, influenciado pelos mestres da renascença, caracterizava-se por ser extremamente disciplinado e ordenado. Embora influenciado pelos impressionistas, apreciando os seus valores e , Seurat rejeitou a espontaneidade e a ausência de forma destes, e reintroduziu a estrutura e a formalidade na pintura
Georges Seurat contribuiu para a pintura francesa ao introduzir uma técnica mais sistemática e científica, chamada divisionismo ou pontilhismo a que ele chamou Pintura Óptica. A técnica consiste em separar as cores nas suas componentes, de maneira que, em vez de serem misturadas como pigmentos e aplicadas à tela, são, desde que as vejamos à distância certa, misturadas pelo olhar.

Um Domingo à Tarde na Ilha da Grande Jatte, 1884 – 1886

Paul Gauguin (1848-1903)
Nasceu em Paris, em 7/06/1848. No início da década de 1870, ele tornou-se um entusiasmado pintor de domingo e, em finais de 1876, já dominava a pintura, sendo que uma paisagem sua foi aceita para exposição no Salão Anual Oficial, mas ele preferiu expor suas obras junto aos impressionistas, que eram tidos como rebeldes inveterados.
Gauguin costumava participar de exposições Impressionistas, até viajar para o Taiti e começar a pintar seus nativos. Suas pinturas utilizavam cores bem vivas e expressavam emoção e os contornos eram fortes em padrões rítmicos.

O Cristo Amarelo – 1889

Paul Cézanne (1839/1906)
Paul Cezanne nasceu em 19/01/1839, em Aix-em-Provence.
Cezanne, como Gauguin, também teve o início de sua carreira com o Impressionismo, mas logo tomou outros rumos. Ao se mudar para longe da cidade-grande, Cézanne começa a pintar mais a natureza e a família, em forma de desenhos equilibrados, manchas quadradas e formas geométricas simples.

"Natureza morta com Prato com Cerejas", de Cézanne (1885-1887).

Vincent Van Gogh ( 1853-1890)
Van Gogh é considerado um dos pós-impressionistas mais famosos é sem dúvida, Vincent Willem Van Gogh que dentro do impressionismo, não tinha liberação artística suficiente para melhor exprimir sua emoções. Durante sua juventude foi pregador religioso, tornando-se pintor por volta dos 30 anos. Sua vida com a pintura foi dividida em 4 fases : iniciando na Holanda, seus quadros possuíam os contrastes de claro-escuro, em Paris, como Impressionista, suas angústias manifestavam-se em suas obras; em Arles, ao sul da França, conseguiu libertar-se do Naturalismo, transformando o estilo em um colorido abstrato; e, após varias crises nervosas, transferiu-se para Anvers, uma cidade tranqüila ao norte da França, onde em 3 meses conseguiu pintar cerca de 80 quadros, destacando-se dentre eles : Os Girassóis
Van Gogh era um artista apaixonante, mas muito sozinho. Pintava auto-retratos, flores, paisagens e a natureza-morta, sempre com pinceladas rápidas, formas simples e cores puras, relacionando ao tema emocional a partir das cores.

Os Girassóis – 1888 Auto-retrato – 1888

Toulouse-Lautrec (1864-1901)
Nasceu em 24/11/1864 em Albi, no sudoeste da França e morreu 09/09/1901.
Toulouse-Lautrec pintava artistas de circos, dançarinas, prostitutas e pessoas comuns, ele soube pintar os traços mais significativos desses personagens e seus ambientes. Usava muitas cores. Foi Lautrec quem fez com que os cartazes de rua deixassem de ser apenas uma folha cheia de palavras, mas sim, uma folha toda decorada com desenhos e poucas palavras, que chamava a atenção do público pelas encantadoras e coloridas imagens.


Caudieux-1893

ESCULTURA

A grande maioria da escultura pós-impressionista foi influenciada por Auguste Rodin. Os escultores conseguiram criar figuras harmoniosas num total equilíbrio com o ambiente. Um dos artistas que mais se destacou neste período foi Aristide Maillol, admirador da escultura grega primitiva, usava figuras femininas nuas como um símbolo da vitória e misturava em suas peças a emoção com a sobriedade.

Escultura de Aristide Maillol, 1902

Nenhum comentário: